Organizando o Guarda Roupa

Ontem e hoje meu dia se resumiu a organização, ajudei minha mãe a arrumar o quarto inteiro dela!! Então resolvi compartilhar com vocês algumas dicas que fui aprimorando ao longo dos anos! Quem me conhece bem vai dizer que eu tenho TOC, mas é mentira, eu simplesmente gosto de cada coisa no seu devido lugar, rsrs!

organização

Para começar você deve dividir todas as suas roupas em 4 pilhas: Manter, doar, consertar ou jogar fora. Nessa etapa é bom ter alguém para te auxiliar, afinal é difícil desapegar daquela roupa que você ama, mas que tá velha, furada, rasgada, etc.  Na pilha de manter só coloque o que você realmente usa e que está em bom estado de conservação. Na pilha para doação são as roupas que ainda estão boas, mas que você já não usa mais! Nada de doar coisas rasgadas, furadas, etc. Só separe para o conserto as peças que você gosta e usa que precisam de pequenos reparos (pregar botão, fazer barra, ajustar cintura, etc). Jogue fora as roupas que já estão muito gastas, furadas, rasgadas, que ninguém mais poderá utilizar.

Agora sim você pode começar a organizar o que sobrou na pilhar de roupas para manter!! Tenha em mente que organização não é deixar tudo “a mão” e sim saber onde as coisas estão quando você precisar! Para iniciar analise o espaço que você tem disponível x quantidade de roupas que você possui. Nas gavetas dê preferência para roupas intimas, pijamas, meias, acessórios (eu guardo lenços, cachecóis, luvas, etc). Em cabides devem estar penduradas: calças, vestidos, casacos, camisas, saias. Eu não tenho prateleiras para roupas então coloco em gavetas também camisetas, roupas de academia, suéters, etc, se você tem prateleiras esses itens podem ser colocados nelas.

Os itens nas gavetas (prateleiras para quem tiver) e nos cabides eu gosto de organizar primeiro por tipo, depois por subtipo e em seguida por cor, por exemplo: a gaveta de camisetas com manga curta tem pilhas de t-shirts podrinhas (tecido leve), pilhas de t-shirts curtas, pilhas de polos, etc. E cada pilha eu organizo numa sequência de cor e faço o mesmo esquema para os cabides.

Se você quer/pode gastar dinheiro eu recomendo investir em cabides iguais para o armário todo, parece frescura mas faz uma diferença grande no visual. Outra dica é se você não tem muito espaço no guarda roupa, opte por deixar a vista apenas as roupas da estação e guarde as demais em outro local. Eu gosto de organizar meus acessórios em caixas, por exemplo cintos, bolsas pequenas, etc, para identificá-las eu uso etiquetas.

Espero ter ajudado e que você encontre um tempinho nas férias para arrumar seu armário e simplificar sua vida! ;D

O que você acha?